sábado, 7 de maio de 2016

Refletindo sobre a vida


Saber calar constitui verdadeira arte que não se aprende com a ciência e nem com a reflexão, mas com a própria vida. A gente mais se arrependerá de falar do que de calar. Jamais fale quando não for prudente falar; espere pelo momento oportuno, para então sua palavra ser benéfica; enquanto isso, mantenha seu silêncio.
Cale-se quando estiver nervoso, apaixonado, não senhor de si mesmo, muito irritado ou indignado; não é o momento, não é a circunstância propícia para que você fale. Nesses casos o silêncio é a única atitude que você pode tomar. Se você falar, arrepender-se - á mais cedo ou mais tarde. Para quê fazer algo de que logo deverá se arrepender?
Cale-se. Porém que seu silêncio não seja hostil, mas agradável; que se cale sua boca, porém que seu rosto fale com o sorriso da bondade e da compreensão. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus (...) tempo para calar e tempo para falar Ecl 3, 1 e 7. Não é prudente, e a nada leva, inverter a ordem do tempo!_______Alfonso Milagro

Nenhum comentário: