domingo, 3 de abril de 2016

Refletindo sobre a Vida


O ser humano, não obstante o imponente grau de domínio sobre a natureza, possui um controle muito limitado sobre o seu interior: é capaz de descer ao fundo do oceano e de projetar-se até a lua e, é, em larga medida, ignorante do que se passa nas profundezas do próprio inconsciente e incapaz de se elevar aos luminosos níveis da supraconsciência, desconhecendo seu próprio interior; controla grandes forças elétricas com o mover de um dedo e inunda o ar de sons e imagens para divertimento de milhões de pessoas e, é incapaz de lidar com as próprias emoções, impulsos e desejos.
O abismo que se interpõe entre as forças internas e externas do ser humano é uma das causas mais importantes e profundas dos males individuais e coletivos que afligem nossa civilização e tão gravemente ameaçam o futuro. O ser humano paga caro por suas realizações materiais: sua vida tornou-se mais ampla, mais rica e mais estimulante, porém, ao mesmo tempo, mais complicada e extenuante... Tudo isso exige cada vez mais de suas funções mentais, de suas emoções e de sua vontade.
Sua resistência pode ruir, em face das exigências, confusões e estímulos que a modernidade propõe; segue-se a isto um distúrbio que leva ao desânimo, à frustração e mesmo ao desespero. O remédio para tais males - sim existe um remédio e a cura é possível - tem sido e deve ser buscado em duas direções: na simplicidade da vida exterior e no desenvolvimento das forças interiores. Só assim será possível o estreitamento e eventual fechamento do abismo fatal entre as forças externas e internas do homem.______Roberto Assaglioli

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, queria Tetê!
Nesta Festa da Misericórdia estou pedindo pra abandonar tudo que seja falta de simplicidade...
Bjm muito fraterno e pascal