Álcool ou gasolina? Impactos
ambientais têm de ser levados em consideração: o álcool tem autonomia em torno
de 30% menor, por isso é preciso mais álcool para cumprir o mesmo percurso do
que quando se usa gasolina. Financeiramente falando, o litro de álcool teria de
ser pelo menos 30% mais barato que o da gasolina para valer a pena para o
consumidor. Mas o preço não deve ser o único fator de escolha do consumidor.
Deve ser considerado o custo do impacto ambiental de usar esse ou aquele
combustível.
A gasolina contribui para o
aquecimento global. É um combustível fóssil, derivada do petróleo, que emite
dióxido de carbono (CO2) ao ser queimada nos motores e contribui enormemente
para o aquecimento global. O etanol - o álcool combustível, ao contrário, é um
combustível renovável, feito de cana-de-açúcar. Embora o etanol também emita
CO2 na sua queima, os canaviais absorvem esse gás no processo de fotossíntese.
Por isso, do ponto de vista do aquecimento global, o álcool é considerado um
combustível limpo.
Se levarmos em conta apenas o
preço dos combustíveis na hora de encher o tanque, deixamos escapar uma
oportunidade de contribuir para combater as mudanças climáticas e a conta
chegará no futuro...
Podemos fazer escolhas, podemos
não levar em conta os impactos ao meio ambiente, mas quanto isso irá custar no
futuro? Precisamos estar conscientes dos custos ambientais!______por Wilson
Bispo, para o Instituto Akatu
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